domingo, 7 de novembro de 2010

Visitas na maternidade

Cada vez que alguma conhecida tem filho no Brasil e vejo as fotos da maternidade, o que mais me chama a atenção é a quantidade de gente que vai vistar mãe e bebê no hospital. Acho que esse é um tema bem pessoal. Deve ter quem adore o quarto cheio. Mas eu não consigo me imaginar numa situação parecida.

Quando por fim decidimos que a Luisa nasceria em Nice senti um mixto de tristeza, por estar longe da minha familia e amigos, e tranquilidade. Tranquilidade porque eu so tinha cabeça para a Lulu. Não estava na onda de lembrancinhas de maternidade (aqui nem se faz esse tipode coisas), camisola para receber a galera, enfeite de porta... Eu não queria ter obrigação de fazer nada. Queria me sentir em paz, a vontade, tranquila.

Acho que é um momento muito intimo e de transformação na vida de uma mulher. Mãe e bebê precisam se conhecer. Um parto, seja ele normal ou cesaria, é muito cansativo. Nesses primeiros dias (e nos proximos meses provavelmente) a mãe precisa descansar quando o filho dorme. A rotina do hospital por si so ja é super cansativa. Sempre tem alguém entrando no quarto para medir pressão, tirar temperatura, trazer comida, trocar curativo, fisioterapia para barriga, pediatra, obstetra, sage femme etc etc etc.
Amamentar é algo que requer muita tranquilidade. Ño primeiro momento a mãe ainda não tem leite, o bebê chora. Enseguida vem aquele chup chup chup que normalmente acaba machucando os peitos das mamis.
Esse bebê que acaba de nascer precisa de silencio, de amor de mãe e pai e muito peito. Tudo que ele não precisa é ficar passando de colo em colo como se fosse um boneco.
Ah...e la pelo terceiro dia o tal do baby blues foi chegando e eu chorava porque fazia sol, porque chovia, chorava quando via o meu obstetra, quando tinha que trocar fralda, porque ela era linda demais, porque eu achava que não ia conseguir. E assim foi até ela completar quse dois meses. Então o querido visitante tem que ter em conta tudo isso.

Na minha opinião, tanto na maternidade como nos primeiros dias em casa se você não é alguém muito intimos da familia, espere! Espere ser convidado pela mãe. Pergunte o melhor horario para ir visita-los. Não fique mais de 30, 40 minutos. E por favor! Não fique esperando que a coitada da mãe tenha preparado um super café da tarde pra você, porque ela realmente tem muito mais o que fazer. Se ofereça para ajudar em alguma coisa. Lave pratos. Passe uma vassourinha. Faça o bebê parar de chorar pelamordedeus.
Fica a dica!

Little Buddha bem a vontade no seu 2° dia de vida


3 comentários:

  1. Isadora, que vista LINDA!
    Concordo plenamente com você, por sorte ninguém me visitou na maternidade, além dos muito, muito proximos (vantagem de morrar longe da família) e em casa demorei para receber visitas, mas teve gente que apareceu e tenho certeza que esperavam um super café da tarde.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Isadora eu concordo plenamente!!
    Sabe, que tenho até um post escrito sobre a primeira semana do Joaquim e a loucura de visitas, foi uma maratona de gente no hospital, em casa um horror...
    mas não posso publicar pq senão vou ofender todos os meus amigos e parentes... hahahha
    Faço minha parte. Eu espero pelomenos um mês para dar uma passadinha rápida!
    E mando flores como sinal de carinho... pq tb tem gente que viaja achando que se a gente não fi na maternidade é pq não ligou para o acontecimento... ai, ai, ai
    Tem selinho para vc no Super Duper!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Concordo!!
    Como aqui não dá para fugir disso, recebi todas as visitas na maternidades (pedi para a minha GO me deixar lá o finde todo) e depois simplesmente disse a todos que não queria receber visitas nos primeiros 3 meses.
    Foi a melhor coisa que fiz...
    Bjs!!

    ResponderExcluir