quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O sono

Acho que o sono é um dos temas mais complicados tratando-se de maternidade. Que mãe não passou madrugadas e madrugadas tentando fazer um bebê dormir?

A Luisa desde os cinco meses dorme a noite inteira (20:30h-8h). Pouquissimas vezes acorda de madrugada e quando acontece é simplesmente dar a chupeta e assunto resolvido. Mas os primeiros meses foram realmente duros. Ela não dormia mais que 30 minutos seguidos...nem de madrugada. E para uma pessoa que acaba de passar por 9 meses de gravidez, um parto, explosão hormonal ...150 dias e noites sem dormir por um periodo mais longo que meia hora podem levar a loucura.

Depois de tudo tentar e não ter muito sucesso, o que realmente funcionou foi o tal do Nana, nenê!

Não sou partidaria de deixar um bebê chorando em circunstancia alguma. Além do que acho que tudo que um bebê precisa é de muito colo, carinho, peito, estar com sua mãe/pai. O choro é a sua unica maneira de se manifestar quando algo não vai bem. Então em principio esse livro não me parecia digno de muita atenção da minha parte. O tempo foi passando, eu estava desesperada, cansada, no limite; ela sempre exausta, chorona, irritada. Foi então quando decidi dar uma chance ao livro e relê-lo.

Ela nessa época ela ja tinha 5 meses e tinha uma rotina bem estruturada. Mas para dormir ela sempre precisava de colo, embalo, carrinho, carro, mama, mamãe, carinho, palmadinhas nas costas e ao final ela dormia meia hora, acordava e tinhamos que começar tudo outra vez. E esse era o erro que cometia.

Não tem misterio! O segredo foi ensina-la a dormir na sua cama e sozinha.

O livro explica que sempre que usamos um meio externo para fazê-lo dormir, cada vez que o bebê acorda necessitara que intervenhamos para que possa outra vez pegar sono, ja que não sabe fazê-lo sozinho.

A minha sorte foi que quando eu a deixava na cama, depois de falar com ela e explicar que ela ia aprender a dormir sozinha, que eu a amava muito, que estava por perto.... ela não chorava. Ficava la conversando (da da dadadada, uuuuuuuu) eu quando se cansava começava a reclamar  eu entrava no quarto falava com ela e la pela terceira vez ela acabava caindo no sono.
A partir do segundo dia a Luisa ja dormia noite inteira. E desde entéao passou a ser um bebê bem humorado e tranquilo.


Passadas ja as primeiras semanas de adaptação quando vejo que ela tem dificuldade para pegar no sono eu não hesito em fazê-la dormir nos meus braços, dar um carinho, cantar ou de manhã trazê-la para mi cama de manhã.

Acho que além disso foi fundamental também:

1. Ter uma rotina estruturada. Comer, atividade, trocar fralda, dormir. Eu tentava respeitar ao maximo essa ordem, mas sempre prestando atenção aos sinais da Luisa. A idéia não é controlar o bebê, mas sim orienta-lo. Até os 6 meses mais ou menos a rotina se repetia a cada  3 horas contando a partir do momento que o bebê começa a mamar e depois a cada 4 horas.

2. Ter uma rotinha também para  a hora de dormir. Ao final do dia baixar o ritmo da casa. Nada de muita luz, barulho, televisão, atividade muito agitada. As vezes colocamos uma musica tranquila. Um banho quentinho. Depois peito/mamadeira num ambiente bem tranquilo. Chupeta. Paninho ou fraldinha ou bichinho de pelucia e cama! As sonecas durante o dia funcionam da mesma maneira, tirando o banho.



  Ah! lembrei de duas coisas que o pediatra disse: Sabe final de tarde quando o bebê ja esta bem cansado? E as vezes voltando pra casa no carro acaba dormindo uns 15 minutinhos? Então, essa dormidinha pode arruinar a sua noite. E de manhã quando o bebê acorda esperar umas 2h pelo menos para dormir de novo. 

                                                          Bonne nuit a tous!

3 comentários:

  1. Oh Lord... você está por aí?
    Isadora, eu ando ás voltas com meu insoninho... o pior é que ele dorme sim no berço, sozinho, desde sempre, mas não aprendeu a re-dormir de madrugada quando acorda... é sempre um escândalo.
    Certeza que eu estou errando em algum lugra, mas ainda não descobri onde... estou lendo a encantadora... veremos.
    Jogue suas mãos para o céu!
    Bjos
    Anne
    mammisuperduper.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vixi Anne!

    Tomara que a "Encantadora de bebes" te dê uma luz.
    Eu tenho o livro também e me ajudou bastante. Mesmo discordando de algumas coisas, posso te dizer que ela da umas boas dicas.
    Um beijo pra vcs e boa sorte!

    ResponderExcluir